segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Como tirar o PPS Number?

Muita gente vem me perguntando quais são os passos para poder emitir esse tal de PPS Number. Mas, para começar, vou explicar qual a função dele na sua jornada aqui em Dublin.
Pois, bem. Quando você chega aqui na Irlanda, umas das primeiras coisas a se fazer é solicitar esse PPS (Personal Public Service), que é mais parecido com o nosso CPF do Brasil. A função dele é a de confirmar que você está apto a trabalhar registrado na Ilha Esmeralda, ser atendido nas repartições públicas e para várias outras coisas. Ele é uma sequência de sete números seguido por uma ou duas letras. Veja mais aqui

Para solicitá-lo, é muito simples:
#1 - Você precisa de uma PPS Letter com o seu endereço fixo emitida pela sua escola e também do seu passaporte. Caso ainda não tenha um endereço fixo, pegue o endereço de um amigo ou de alguém confiável que já  mora aqui em Dublin, porque eles enviarão o número do seu PPS através de uma carta.

#2 - Vá até ao Social Welfare Office que fica nesse endereço aqui, entre na fila e aguarde ser chamado por um cara que fica num balcão, lá na frente. Na sua vez, entregue o seu passaporte e sua carta da escola. O cara te dará uma senha e um formulário que você vai preencher com as suas informações pessoais. Lembre-se de colocar o endereço corretamente, porque eu não coloquei o nome do meu prédio e deu muita dor de cabeça.

#3 - Quando for chamado pelo número da sua senha, dirija-se até o número da cabine que anunciou a sua senha e sente-se. Entregue o formulário preenchido, seu passaporte e a carta da escola. O atendente irá fazer umas perguntas básicas, vai tirar uma foto sua através de uma webcam e também irá te entregar um protocolo e o prazo para que o PPS chegue no endereço que você passou. Isso leva em torno de uns 10 dias.

FEITO! Agora é só esperar chegar. Um boa dica para quem não gosta de esperar é acordar cedo e ir. Nem pense em ir na hora do almoço porque fica muito lotado e você passa a tarde toda lá. Vale muito a pena acordar cedo e ir lá. Pelo menos você fica livre o resto do dia e aproveita bem mais.

Caso tenham dúvidas, comentem aí que eu respondo pra vocês. :)
Obrigado, galera!

2 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de saber como faço para validar meu diploma na irlanda e poder trabalhar em minha área, no caso, educação física.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de saber como faço para validar meu diploma na irlanda e poder trabalhar em minha área, no caso, educação física.

    ResponderExcluir