terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Embarcando no Brasil e desembarcando na Irlanda

Bom, galera! Já estou aqui em Dublin, graças a Deus e estou curtindo demais (quando digo curtir, digo: curtindo lugares, centro da cidade, clima, refeições e tudo). A cidade é linda - tanto por arquitetura, quanto por natureza. É difícil descrever realmente como ela é. Só estando aqui mesmo. Mas comentaremos mais sobre isso em outro post. 

Pois, bem! Neste post irei explicar como embarcar para a Irlanda (desde quando você chega no aeroporto) até chegar na sua futura casa, em Dublin.

NO AEROPORTO
Com minha namorada, no aeroporto
- Primeiramente tente chegar, no mínimo, umas 3 horas de antecedência do horário do seu vôo. É bom para evitar correrias, pois sempre acontece de lembrar de alguma coisa de última hora.
- Caso esteja trazendo seu dinheiro em espécie, verifique se o valor total ultrapassa R$ 10.000,00 (mesmo se for em euros, verifique a cotação do dia). Se ultrapassar, você tem que entrar nesse link AQUI, e fazer uma declaração para a Receita Federal. Caso você não faça a declaração, você corre o risco de perder esse valor se algum fiscal do aeroporto pedir a declaração. Ache um balcão de informações e pergunte onde ir. A declaração é feita online e é grátis! Você só tem que imprimir e levar numa salinha lá no aeroporto mesmo. DICA: Não deixe para imprimir no aeroporto, é um absurdo de caro!
- Vá diretamente ao balcão da sua companhia aérea para realizar o check in e despachar suas malas (para evitar filas). Lembre-se que você pode levar 2 malas de, no máximo, 32kg. Aconselho não trazer tudo isso. Aqui a facilidade de comprar roupas é muito grande. Uma mala é o suficiente. 
- Ainda no check in, verifique se você precisará fazer o check in novamente no país que você fizer escala e se terá que pegar a sua mala também. Geralmente eles já fazem o check in automático e você não precisa pegar as malas... Mas informe-se.
- Geralmente o embarque é feito 1 hora antes do avião decolar. Tente embarcar assim que der o horário de embarque, porque você terá que passar pela emigração para apresentar seu passaporte e costuma ter uma fila IMENSA! 
- A emigração é tranquila, eles não perguntam nada. Sem segredos. 
- Depois da emigração, você passará por uma salinha que verificará o que você tem na sua bagagem de mão. Não é permitido líquidos na bagagem de mão (na verdade, você pode levar um certa quantidade, mas bem pequena... não sei ao certo). Se você tiver uma quantidade que ultrapasse o limite, os fiscais irão pedir para que você retire e descarte.
- Esteja com o passaporte e com o cartão de embarque em mãos para apresentá-lo no portão de embarque. O funcionário da companhia aérea irá verificar a passagem, falar qual é o seu assento e desejar boa viagem.
- Ache o seu lugar na aeronave e boa! Durma bastante! rs.

FAZENDO ESCALAS/CONEXÕES
Escala em Amsterdã, na Holanda
- Não existe vôo direto para Dublin (não que eu saiba).
- Você só precisa saber qual é o número do portão de embarque (que em Inglês é chamado de GATE). Sabendo o número, siga o fluxo de pessoas que saem do seu vôo e procure o seu portão. 
- Você irá fazer os mesmos procedimentos que fez ao embarcar no Brasil, só não passará pela imigração (imigração agora é só quando chegar na Irlanda).
- Lembre-se de ficar com o passaporte e o cartão de embarque em mãos.
- Sempre atento aos horários.

CHEGANDO NO AEROPORTO DE DUBLIN
Chegando na Irlanda
- Ao chegar no aeroporto, vá seguindo as pessoas e olhando as placas. Quando encontrar uma placa escrito NON-EUROPEAN você vai naquela direção, pois é alí que os Brasileiros e todas as outras pessoas não europeias devem ir. Essa é a fila para passar na imigração.
- Se você é estudante, precisa estar com carta da escola, carta da acomodação, com os três mil euros (caso fique na Irlanda acima de 6 meses) e seu passaporte. Aguarde sua vez sem conversar com ninguém. Fique numa boa com você mesmo.
- Na sua vez, siga em direção à cabine e entregue somente o seu passaporte. Não fale nada. Só responda o que ele perguntar. Se não souber falar Inglês, pelo menos decore a frase: I am sorry, I do not speak English. Preste atenção no que ele fala porque ele irá pedir uma tal de LETTER, que são as cartas da escola e da acomodação. Só entregue-as quando ele pedir, ok?
- Pode ser que ele pergunte o que você veio fazer na Irlanda e quanto tempo pretende ficar. Se souber responder, responda: I'm here to study English language. Só isso. É super tranquilo! Não se apavore porque você não está fazendo nada de errado. Está?
- Ao sair da cabine, vá na esteira que está marcado na tela o número do seu vôo e pegue as suas malas.
- PRONTO! Procure pela saída (exit →) e lá você encontrará o seu transfer ou a pessoa que irá te buscar.

Simples assim. Não tem dificuldade alguma. É só fazer o que te pedem.

Se alguém tiver mais alguma dúvida em relação a isso, por favor, escrevam nos comentários que eu respondo. E se eu esqueci de algo, me escrevam também, ok?

LEMBRANDO que escrevi o que aconteceu comigo. Não sei se foi assim com todas as pessoas. Mas isso é uma base bem certa. Não há segredos. Venha com fé! 

No próximo post, irei dar algumas dicas de algumas coisinhas aqui em Dublin que já aprendi! hahahaha
Um beijo, galera. Fiquem com Deus!


13 comentários:

  1. Gostei muito do post , acho que foi um dos melhores que li , principalmente na parte da imigração que está o meu maior receio , porém vi que não há o que temer se está tudo de acordo. Sucesso até mais,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dia a Dia!
      Muito obrigado pelo elogio. Escrevi de acordo com o que aconteceu comigo. Pelo visto, consegui explicar claramente como funciona. rs

      Como já estou aqui na Irlanda.. vou te agradecer do jeito Irish, ok?
      Cheers! hahaha

      Excluir
  2. Ótimo o seu post Bruno! Muito bem explicado e resumido. Parabéns! Muito sucesso por aí! Maio estou chegando pra tomarmos uma Guinnes. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Rodolpho!!
      Muito obrigado pelo comentário e pelos votos! :)

      Estarei te esperando para tomarmos uma.
      Abraços.

      Excluir
  3. Otimo post! Bruno pelo q entendir vc so passa pela imigração aqui no brasil e la na irlanda? é isso mesmo? e onde foi sua escala? sucesso! em outubro eu chego :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, desconhecido. rs
      Aqui no Brasil você passa pela emigração, antes de embarcar. Na Irlanda você passa pela imigração ao desembarcar.
      Minha escala foi em Amsterdã, na Holanda.

      Muito obrigado e boa sorte! Abraços!

      Excluir
    2. Tem voos que faz escala em londres, e o pessoal falou sobre passar pela imigração de la e tal, que era muito rígida, eu n entendir, pensei q passasse por 3 imigrações! abraço!

      Fernanda rsrs

      Excluir
    3. Oii, Fernanda! Agora sim sei pelo menos o seu nome! rs
      Eu ouvi dizer também que a imigração de lá é meia chatinha mesmo. Mas se você estiver com todos os requisitos em mãos (carta da escola, carta da acomodação, passaporte e dinheiro certinha), não tem o porque deles encrencarem com você.

      Vai na Fé! :)

      Excluir
  4. Bruno, blz?
    Estou indo em Março pra Terra do Bono!
    Me falta os benditos 3k euros. E, como a Dilma ferrou conosco bonito, o VTM já não é mais a melhor opção.. Minha dúvida é: Vc levou todos os 3k euros em espécie? Se sim, aonde vc os comprou/trocou? Tenho algumas opções de casa de câmbio (ex Cambio BR, Confidence, Intercam) e estou correndo contra o tempo, pq a p**** do euro não para de subir! rsrs
    Obrigado!

    Ótimos posts por sinal, muito bem explicativos!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renan. Beleza, e você?
      HAHAHA, eu sei muito bem como você deve estar se sentindo. Bem na minha época que a Dilma fez essa palhaçada. Mas enfim, deu tudo certo, graças a Deus.

      Eu trouxe sim, todo em espécie. Por sorte, comprei de uma garota da minha cidade que mora aqui em Dublin. Ela veio passar as férias aqui no Brasil e pedi pra que ela me vendesse alguns euros. Também pedi para um amigo que mora em Portugal para que me vendesse também, pois ele iria passar as férias aqui também. O restante do dinheiro consegui através de um contato de uma amiga que sempre vai para a Europa... Comprei na agência Renova Câmbio, que tem na minha cidade. Como eu ia comprar uma grande quantidade em espécie, eles fizeram mais barato.
      Caso não tenha a Renova aí na sua cidade, compre na Confidence. Falo isso porque uns amigos aqui compraram lá e fizeram um preço maneiro.

      Espero ter ajudado.
      Muito obrigado pelo elogio e boa sorte, mate!
      Precisando, estarei aqui. Abraços.

      Excluir
    2. É, brother.. levarei em espécie mesmo.
      Como funcionou com vc na imigração (Irlanda), eles contam os seus 3k euros na sua frente? Eles também pedem a declaração deste valor?
      Parece óbvio as perguntas, rsrs.. mas cada detalhe conta muito!

      Quanto às agências de câmbio, obrigado pelas dicas! Irei contatá-las!

      Valeu, cara!
      Abraços

      Excluir
    3. Renan... No meu caso eles em pediram pra ver a grana não. Na verdade nem perguntaram sobre ela. Mas pode ser que ele pergunte sim. Se ele perguntar, você mostra a sua grana. Acredito que ele não vai contar.

      Fique tranquilo quanto a isso. Só fique atento no Brasil, porque quando você já está dentro do avião... Já tá tudo tranquilo! ;)

      Abração! :D

      Excluir
    4. Obrigado mais uma vez, Bruno!

      Abraços!

      Excluir