quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Como tirar o passaporte?

E aí, pessoal! Como estão?


Meu passaporte ficou pronto hoje e já estou com ele em mãos. Neste post, vou descrever tudo o que eu tive que fazer para conseguir tirar ele.  São processos simples que qualquer pessoa (de maior idade) pode fazer.


Antes de tudo, entrem no site da Polícia Federal . Na página inicial, ao lado esquerdo temos vários tópicos de serviços prestados pela Polícia Federal. No grupo "Serviços", procure pelo tópico "Passaportes". Ao carregar a página, você irá notar vários itens listados. Clique em "Requerer Passaporte (para brasileiros)". Leia atentamente as instruções dadas pelo site e, em seguida, clique no link "emissão do passaporte".

Agora é só preencher o formulário com os seus dados pessoais (nome completo, nome do pai, da mãe, RG, CPF...). Ao final do preenchimento, o sistema irá solicitar a sua cidade (caso a sua cidade não conste na lista, procure pela cidade mais próxima pois será lá que você irá levar seus documentos). Beleza! Selecionou a cidade, selecione o posto policial e digite aquelas letrinha de verificação e clique em "enviar".

Seus dados estão salvos. Clique em "gerar protocolo" e guarde esse número porque você irá utilizá-lo até a chegada do seu passaporte. Imprima o boleto gerado pelo sistema (que é a taxa GRU, no valor de R$ 156,07). Agora clique na aba de "agendamento/agendar atendimento", selecione um dia no calendário, em seguida selecione um horário e boa! Já está agendado. É só comparecer no posto da Delegacia de Polícia Federal mais próxima de sua casa (aquela que você selecionou a cidade e o posto, lembra?).

No dia da sua visita à Delegacia, leve TODOS os seus documentos pessoais. No meu caso, eles pediram o Boleto da taxa GRU pago (R$ 156,07), RG, CPF, Carteira Reservista (para homens, somente - é aquele documento que comprova que você concluiu o serviço militar obrigatório) e o último comprovante de voto (aquele canhoto que fica com você quando vamos votar). Decidi levar todos por precaução... Eles irão conferir os dados, vão digitalizar as suas impressões digitais de todos os dedos e vão também tirar uma foto lá na hora que, por sinal, fica horrível legal. Ao final da "entrevista", eles irão te devolver os seus documentos juntamente com o papel que tem o número do protocolo.

FEITO! O seu pasaporte já foi solicitado. \o/

Depois de tudo isso, é só voltar lá na Delegacia depois de 6 dias úteis para retirar o seu tão esperado passaporte. Não se esqueça de levar aquele papel com o número do protocolo.

Lembrando que descrevi os passos de acordo com a minha experiência, ok? Para mais informações, clique aqui para ver toda a documentação necessária, caso você seja menor de idade ou por algum outro motivo.

Espero ter ajudado. :)
Muito obrigadoooooooo!

3 comentários:

  1. Wee parabéns brother!!! ;)
    Vou acompanhar seu blog ^^

    ResponderExcluir
  2. Acabei de começar a acompanhar o post e ESTOU ADORANDO *-* haha, ano que vem eu e meu namorado pretendemos ir a Dublin tbm. Me tira uma SUPER dúvida: qual a validade do seu passaporte? Quando é a "melhor" época, antes da viagem, para emiti-lo? Boa sooorteee! :D

    ResponderExcluir