segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A escolha da agência e da escola!

Faaaala, galerinha! 
Como é que estão os preparativos, os planos e a correria para se tornar um intercambista? Eu não vejo a hora! Quero muito que Janeiro/2014 chegue logo, mas também não quero por causa das pessoas que deixarei aqui no Brasil. Mas é só 1 aninho, a gente aguenta! hahaha.

Hoje venho escrever aqui um pouquinho sobre como fiz a escolha da minha agência e também da minha escola. Foi um processo muito longo, porém, está valendo a pena, pois está dando tudo certo, graças a Deus. Quem estiver interessado, seguem algumas informações abaixo.

Primeiramente fui atrás de valores. Mandei meu e-mail para várias agências de viagens pedindo o orçamento completo para saber quanto custaria o meu intercâmbio (eu tinha que ter uma base pra saber se eu teria condições de pagar). Aos poucos, fui recebendo alguns e-mails. Recebi mais de 30 orçamentos. Fui eliminando os mais caros (porque era absurdamente caros) e fiz uma análise final com os que sobraram.

O meu primeiro contato via skype foi com a empresa BFA (que faliu recentemente). Fui atendido pela Adriana Santos (hoje ela não trabalha mais com intercâmbios, saiu antes da empresa falir). Ela foi super atenciosa e sempre sincera comigo na questão de preços e também sobre avaliações de escolas (e se tornou uma amigona também). Estávamos quase fechando com a Leinster College, mas não era bem o que eu queria, pois não achava muitas coisas positivas nas pesquisas que eu fazia.

Cheguei a entrar em contato com a empresa MD4S e falei com o Roberto (Carioca) e também falei com o Junior Barcelos, da empresa 2Be Study. Falei com várias outras empresas também como: GoToLondon, Cupolilar, CI e etc, mas não gostei muito do atendimento e também eles demoravam muito para responder as minhas dúvidas por e-mail (não tô dizendo que são ruins... EU não gostei dessas, ok?).

Ao mesmo tempo que eu estava mantendo contato com as 3 empresas que citei acima (BFA, MD4S e 2Be Study), eu também estava conversando com a Andréa Cordeiro, da Futuro Intercâmbios. Garota abençoadíssima. Atenciosa, sincera, guerreira e tem uma fé que transborda... É incrível. Mas enfim, começamos a conversar sobre a Irish Business School (IBS). Já tinha visto vários comentários positivos sobre a escola, mas eu não me interessava por causa do preço elevado. Até que surgiu uma "promoção" (digamos que todos os meses existem promoções, mas de escolas diferentes). Não pensei duas vezes e fechei. A escola não é A MELHOR de Dublin, mas também não é a pior. Na verdade, eu não sei... Mas acredito que não seja a pior porque muita gente fala bem dela, pelo pouco número de Brasileiros e também gostei das informações que li no site. 

DICA #1: Pesquise muito. NÃO se canse. Não feche com a primeira empresa que encontrar. Mesmo que a empresa for boa, podem existir melhores preços e condições de pagamentos que se encaixe com o seu perfil. Pesquise sobre a agência, verifique comentários das pessoas, entre em grupos no Facebook... Move yourself!

DICA #2: Vale muito mais a pena você guardar um dinheirinho e pagar a vista do que parcelar. Em algumas empresas, eu ia pagar quase R$ 1.000,00 a mais se eu fosse parcelar (eles trabalham com Euro e, quando você converte para Real, dá uma diferença enorme).

É isso aí! deixei alguns links marcados, caso vocês queiram entrar em contato com as agências que eu gostei, é só falar que eu indiquei. 

Um abração e espero ter ajudado mais uma vez. :)

6 comentários:

  1. No começo quando pesquisamos, sempre perguntamos qual a melhor agência ou escola, mas acho que a melhor dica mesmo é pesquisar mesmo.
    A escolha da agência e escola vai depender muito da personalidade e necessidade de cada pessoa. Mas claro sempre fugindo daquelas agências sem referências.
    Também já fechei com a agência e a escola(Egali e IBAT). Mas acho que o lance de pagamento depende também da agência. Eu vi que no cartão geralmente tem um aumento maior mas na opção de dividir em cheque ou em boleto geralmente é um custo de 100~200 reais a mais, que dependendo do valor do pacote é melhor dividir mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí! O meu intuito não é fazer propaganda de nenhuma agência/escola, mas sim mostrar que existem várias opções! O jeito é pesquisar e ver com qual você se dá melhor.

      Nos vemos em Dublin, então? hahaha.. :)

      Excluir
  2. Olá Bruno. Decidi fazer intercâmbio em Março/2014 e estou pesquisando muuuuuuuito sobre cada coisa e preparando tudo o que posso.

    Também gostei da IBS e já considero a escola escolhida, porém agora surge um impasse: qual agência é a melhor?

    Fui extremamente bem atendida pela MD4S e pela 2Be Study e estou na dúvida de qual escolher.

    No meu ponto de vista:

    MD4S - Um pouco mais barata e a vantagem de ter 1 ano de curso de espanhol diretamente na agência (tem três meses de russo para quem se interessa também).
    2Be Study - Agência aparentemente mais bem estruturada e conhecida. Ao ver vídeos da IBS é possível ver workshops /aulas com eles, o que pode ser uma vantagem.
    De resto, os benefícios são os mesmos.

    E ai, o qual você escolheu? Teria algo para me dizer sobre uma dessas agências...?

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno, tbm fechei com a Futuro Intercâmbios e com a IBS, por causa de valores que ficaram dentro do meu orçamento e pelo bom atendimento que tive e continuo tendo, chego aí em abril mas só fico um mês... abraços

    ResponderExcluir
  4. Fala Bruno tudo bem ??
    Cara acompanho seu blog e esta muito bacana continue assim!
    Gostaria que me ajudasse... fechei com a 2be study... so que não conheço ninguem ai em Dublin,,, e eu queria referencias sobre a IBS de pessoas que estudam na IBS!! rs
    O que pode me dizer sobre a escola?

    Viajo so em outubro mais a ansiedade ja esta tomando conta de mim!! rs

    abs

    ResponderExcluir